Quem está à procura de um imóvel novo precisa ficar atento às diferenças do mercado e entender como funciona e o que oferece cada tipo de empresa do ramo imobiliário. É muito importante que o consumidor conheça as diferenças entre uma construtora e uma incorporadora, por exemplo. Muitas vezes, ao pesquisar por um empreendimento, o consumidor foca apenas em saber quem está vendendo o imóvel e esquece que nem sempre a mesma empresa que vende é a mesma que constrói. 

No caso, a construtora é responsável pela execução física do edifício. O que ela faz é a construção civil de forma literal: contrata mão de obra, máquinas, equipamentos e tecnologia construtiva, além de testes de qualidade e ensaios tecnológicos para a realização material do empreendimento. Sua responsabilidade é com a qualidade física da obra, garantir os prazos de execução dentro do cronograma acordado, cuidar para que o edifício não tenha problemas físicos (instabilidade, trincas, rachaduras, infiltrações, irregularidades, imperfeições, divergências em relação ao projeto, material de qualidade inferior ao contratado).

Já a incorporadora é a empresa empreendedora, que articula o negócio imobiliário. A palavra “incorporação” para identificar essas empresas vem da atividade de formalizar o registro imobiliário do condomínio na matrícula mãe (matrícula do terreno), o que é feito no Oficial (cartório) de Registro de Imóveis competente. Por ser a parte empreendedora, ela  identifica as oportunidades, faz estudos de viabilidade, adquire o terreno, formata o produto a ser desenvolvido. 

No entanto, há construtoras que são também incorporadoras, vendedoras, e algumas são até financiadoras. Este é o caso da Coli Empreendimentos, que atua nas três vertentes e oferece aos clientes um serviço completo, acessível,  confiável e de qualidade.  Para o cliente contratar uma empresa como a Coli Empreendimentos, que atua em todas as áreas é muito vantajoso. Primeiro porque existe uma flexibilidade relacionadas ao parcelamento, pagamento do imóvel e a burocracia, além do benefício de negociar diretamente com a empresa responsável pela obra.

Cadastre-se

Cadastre seu e-mail e receba nossas informações sobre lançamentos e novidades do mercado em primeira mão!